pt Português en English es Español
 

Criada em 1981, como Centro de Apoio Documental (por ocasião da fundação do Instituto), a Biblioteca do INCQS passou a assim chamar-se a partir de 2002.

Atualmente, a Biblioteca atende a pesquisadores, docentes e alunos de pós-graduação do Instituto e o público externo. Em seu acervo, possui obras de referência atualizadas (como farmacopéias de diversos países), livros e documentos diversos, todos relacionados às áreas de atuação do INCQS que são Farmacologia, Microbiologia, Toxicologia, Imunologia, Química Analítica e Controle de Qualidade de produtos sujeitos a vigilância sanitária, além de periódicos pertinentes e o Diário Oficial da União. A aquisição de novas obras é alertada por meio de boletim eletrônico, disponibilizado mensalmente nesta página eletrônica, que também conta com ícones de consulta de bibliotecas virtuais, Imprensa Nacional, legislação sanitária, Catálogo Coletivo Nacional e acervos online de teses e periódicos.

Com a implantação em 2001 do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária do INCQS, a Biblioteca passou a tratar e armazenar as teses de mestrado e doutorado defendidas no Instituto, que fazem parte também do Banco de Teses da Fiocruz.

A Biblioteca do INCQS faz parte da Rede de Bibliotecas da Fiocruz, trabalhando em conjunto com as bibliotecas de outros institutos da Fundação. Em termos de periódicos, ela está integrada aos serviços Seriado em Ciências da Saúde (SeCS) e Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos (SCAD), ambos da Biblioteca Virtual em Saúde (Bireme), onde participa como biblioteca base (disponibilizando periódicos) e solicitante (podendo requisitar os mesmos). Por fim, atua como biblioteca solicitante junto à Comutação Bibliográfica do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Atendimento ao usuário:

Endereço:
Av. Brasil, 4365 - CEP 21040-900 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.:(21) 3865-5192 - Fax :(21) 2290-0915
e-mail: incqs.biblioteca@fiocruz.br

Horário:
De Segunda a Sexta-feira - Das 8 às 12 e das 13 às 17 horas