pt Português en English es Español
 

Publicado em 24/04/2024.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Delegação do INCQS/Ficoruz: Fernanda Nicodemos, Ronald Silva, Mychelle Alves, Adalberto Lamim, Antonio Eugenio de Almeida (diretor), Tatiana Forti e Adriana Sant'Ana'. Fotos: Arquivo Pessoal. 

O INCQS/Fiocruz recebeu duas menções honrosas no Encontro da Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária (RNLVISA), em 15 e 16 de abril, em Brasília. O evento foi promovido pela Anvisa.

O Instituto foi representado na mesa de abertura pelo diretor Antônio Eugênio de Almeida e teve representantes em dois painéis.

Participou, ainda, do lançamento das novas funcionalidades do Sistema de Gerenciamento de Amostras Laboratoriais ‘Harpya’.

“Neste evento o INCQS foi elogiado e teve seu valor reconhecido pelos Lacens e laboratórios municipais, além das diretorias da Anvisa”., comemorou do diretor do INCQS/Fiocruz.

Diretor do INCQS/Fiocru recebendo as menções honrosas

Menções honrosas

O INCQS/Fiocruz foi agraciado com duas menções honrosas:

- Laboratório inovador da capacidade analítica da Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária pela recente implementação de novos testes para avaliação da qualidade de produtos sujeitos ao regime de vigilância sanitária;

- Laboratório executor de monitoramento analítico da qualidade de produtos sujeitos ao regime de vigilância sanitária no âmbito de programas nacionais recentemente coordenados pela Gelas. 

 

Participação na abertura

O diretor do INCQS/Fiocruz, Antônio Eugênio de Almeida, participou da mesa de abertura do evento, juntamente com o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, o diretor da Quarta Diretoria, Rômison Mota, e com o representante do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Luiz Fernando Ramos Ferreira.

 

Palestra em painéis de discussão

O Instituto também teve representante no painel ‘GBT (Global Benchmarking Tool) Brasil com autoridade listada da OMS (WLA)'. A vice-diretora de Gestão da Qualidade, Tatiana Forti, e a chefe do Laboratório de Medicamentos, Cosméticos e Saneantes do INCQS/Fiocruz, Mychelle Alves Monteiro, apresentaram a palestra ‘Desafios e Perspectivas – indicadores GBT’.

Já a chefe do Departamento de Química, Adriana Sant'Ana, e o chefe do Laboratório de Toxicologia, Ronald Santos Silva, participaram do painel ‘Experiências dos laboratórios’, apresentando a palestra ‘Análise de Pomadas’.

 

Lançamento de Sistema de Gerenciamento de Amostras

O INCQS/Fiocruz teve dois representantes no lançamento das novas funcionalidades do Sistema de Gerenciamento de Amostras ‘Harpya’ versão 3. O coordenador de Desenvolvimento de Sistemas, Adalberto Lamim da Silva, e a integrante da Assistência Técnica de Projetos Institucionais, Fernanda Nicodemos, exibiram um vídeo de 2:27.

No audiovisual são apresentadas as melhorias que aumentarão a eficiência operacional do sistema e que contribuirão para a qualidade e segurança dos resultados obtidos, fortalecendo assim a capacidade de resposta e monitoramento na área da saúde pública.

O vídeo está disponível no canal do INCQS/Fiocruz no YouTube.

“Neste encontro a Anvisa externou a proximidade com o INCQS e garantiu novas reuniões para melhoria dos laboratórios nacionais”, declarou o diretor Antonio Eugenio.

Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária

A Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária (RNLVISA) é coordenada pela Anvisa e composta por 33 laboratórios de controle de qualidade em saúde. São eles:

▪ Laboratório de Referência Nacional (LRN): INCQS/Fiocruz;

▪ Laboratório de Referência Estadual (LRE): 27 Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens), vinculados às secretarias estaduais de saúde;

▪ Laboratório de Referência Municipal (LRM): 5 laboratórios municipais, vinculados às secretarias municipais de saúde, com área geográfica de abrangência municipal.

Saiba mais aqui.