pt Português en English es Español
 

Publicado em 22/11/2023.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Renata Carvalho no workshop internacional. Fotos: Arquivo Pessoal

A chefe do Laboratório de Vacinas Virais, Biofármacos e Cultura de Células do Departamento de Imunologia do INCQS/Fiocruz, Renata Carvalho, representou o Brasil em workshop Implementação de normas internacionais para controle de qualidade das vacinas de poliomielite - incluindo a vacina oral poliomielite (VOP) e a vacina inativada poliomielite (VIP), na Indonésia. O evento foi promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 31 de outubro a 2 de novembro.

O workshop consistiu em palestras, estudos de caso e debates. Seu objetivo foi oferecer as informações técnicas para harmonizar os processos de fabricação e de controle da qualidade das vacinas contra a poliomielite.

Para garantir a disponibilidade das vacinas com qualidade, segurança e eficácia, a OMS atualizou os dados técnicos e as recomendações. Também foram desenvolvidos padrões internacionais de medição e novas tecnologias de controle de qualidade.

“São dois tipos de vacina usados pela Iniciativa Global de Erradicação da Poliomielite (GPEI): a OPV (oral) e IPV (inativada) e essas vacinas desempenham um papel importante no resultado final da erradicação da doença”, explica Renata.