pt Português en English es Español
 

Publicado em 14/09/2023.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Fotos: Pedro Paulo Gonçalves (INCQS/Fiocruz).

O INCQS/Fiocruz completou 42 anos em 4 de setembro e celebrou a data nos dois dias subsequentes, 5 e 6/09, com exposição histórica; palestras sobre inovação, Data Saúde e perspectivas para o SUS; apresentação de projetos de pesquisas e bolo comemorativo.

História e inovação: passado e futuro em pauta

A festividade se iniciou na manhã do dia 5, com o lançamento da campanha Memória INCQS 42 anos, no hall do Instituto, composta por fotos, objetos e documentos antigos.

No mesmo dia, na presenta do diretor da Fiocruz, Mario Moreira, a coordenadora do Programa Fiocruz de Fomento à Inovação, Márcia de Oliveira Teixeira, ministrou a palestra Programa Inova Fiocruz – Construindo pontes para a Ciência.

Na sequência, pesquisadores do INCQS/Fiocruz que foram contemplados no Programa apresentaram seus projetos. Os temas foram nas áreas de identificação e genotipagem de bactérias que provocam meningite; método para preservação de córneas para avaliação de segurança de produtos; Rede Conecta Conhecimento; e modelo zebrafish na investigação da toxicidade de nanomateriais.

Acima:Presidente da Fioccruz, Mario Moreira, e diretor do INCQS, Antonio Eugenio de Almeida, compõem a mesa de abertura da celebração.

Abaixo: Márcia de Oliveira Teixeira (de vermelho) posa para foto com pesuqisadores do INCQS que apresentaram seus projetos e membros da direção do Instituto.

 

Tecnologia e democracia a serviço do SUS

A celebração prosseguiu no dia 6, com duas personalidades na área da saúde: a Secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, e o fundados do Canal Saúde, Arlindo Fábio Gómez de Sousa, que agora atua na Presidência da Fiocruz.

Ana Estela Haddad apresentou o tema A Saúde Pública do Brasil: O avanço necessário para termos a Saúde Digital voltada para melhoria da Vigilância Sanitária. Saúde digital, conforme explicou, compreende o uso de recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação para produzir e disponibilizar informações confiáveis sobre o estado de saúde para os cidadãos, profissionais de saúde e gestores públicos. Incorpora os avanços tecnológicos, como redes sociais, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), entre outros.

Diretor do INCQS, Antonio eugenio de Almeida, e vice de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Antônio Lima Ornelas, prestigiam a palestrante Ana Estela Haddad.

Já Arlindo Fábio Gómez de Sousa abordou Saúde e democracia: história e perspectivas do SUS. Ele destacou a importância do Brasil possuir um sistema único de saúde público, gratuito e universal, e discutiu a importância do investimento na área, financeiro, de pessoal, especialistas e com políticas públicas.

No período da tarde houve bolo e o tradicional “parabéns para você”.

 

Palestra de Arlindo Fábio Gómez de Sousa.