pt Português en English es Español
 

Publicado em 26/07/2023.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Reunião entre profissionais do INCQS e da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz. Foto: Pedro Paulo Gonçalves (INCQS/Fiocruz)

A vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz, Maria de Lourdes Oliveira, e seus assessores estiveram no INCQS no dia 13 de julho para discutir as perspectivas da pasta para o Instituto.

A delegação se reuniu com o diretor Antonio Eugenio de Almeida, três vice-diretoras (Célia Romão, de Vigilância Sanitária; Tatiana Forti, da Qualidade; e Silvana Jacob, de Ensino e Pesquisa) e profissionais ligados às áreas em discussão.

Em pauta estiveram a situação atual e as perspectivas acerca das coleções biológicas do INCQS/Fiocruz e das plataformas do Instituto, bem como as dificuldades para a aquisição de cepas microbianas. Também foi debatida a possibilidade de parcerias com o Biobanco Covid-19 (BC19-Fiocruz) para o depósito de materiais biológicos e demandas de serviços.

“A visita foi de extrema importância para o INCQS, pois se trata de uma iniciativa interessante por parte da VPPCB de aproximação e diálogo direto com o Instituto, para conhecer e verificar, inclusive, possibilidades de apoio, em especial em relação à capacitação dos nossos profissionais em diferentes áreas”, contou Célia Romão.

 

Saiba mais sobre coleções biológicas

Coleções Biológicas são “acervos” compostos por conjuntos de organismos fósseis ou atuais, completos ou com parte deles, que fornecem informações sobre a procedência, coleta e identificação de cada um de seus espécimes.

Compõe estas coleções uma biodiversidade genética de bactérias, fungos, protozoários, helmintos (vermes), insetos e moluscos, além de amostras histopatológicas (histologia patológica) humanas e animais, material paleoparasitológico (parasitos em material arqueológico ou paleontológico).

Representam a memória epidemiológica e o registro de variações ocorridas em agentes etiológicos ao longo do tempo.

São importantes para pesquisas e desenvolvimento científicos e inovação, incluindo, por exemplo, a produção de insumos para diagnóstico, vacinas e medicamentos.

(Fonte: Portal Fiocruz)