pt Português en English es Español
 

Publicado em 27/06/2023.

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Izabela Gimenes, do Departamento de Farmacologia e Toxicologia do INCQS/Fiocruz, participou a live Inovação e saúde pós-pandemia Covid-19: aprendizagens e oportunidades para o fim da tuberculose. O evento foi promovido pela Rede Paulista de Controle Social da Tuberculose, em 15 de junho, e pode ser conferido aqui.

Ela explicou sobre o processo de inovação em saúde, do qual tem participado com palestras e produção de artigos, onde parte de conhecimentos acumulados para avançar. Também abordou a necessidade de investimento para a incorporação de novas tecnologias e recursos, como o uso de drones, bem como para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à ciência e à inovação.

A representante do INCQS/Fiocruz ressaltou, ainda, a importância da capacitação profissional e da dedicação dos pesquisadores para criarem soluções novas para os problemas da saúde:

“Os projetos dão certo, porque as pessoas os fazem dar certo”, declarou.

Além de Izabela, que também é coordenadora do Grupo de Trabalho de Inovação Aberta (VANT), a enfermeira Olga Maíra Rodrigues, doutoranda em Medicina Tropical na área de Biologia pela Universidade de Brasília (UnB) (http://icb.unb.br/); e o coordenador do Colaboratório da Fiocruz Brasília, Wagner Martins, participaram da live.

O coordenador da Rede Paulista de Controle Social da Tuberculose e Técnico no Projeto Mobilização Social TB/HIV, José Carlos Veloso, foi mediador.