pt Português en English es Español
 

Publicado em 15/07/2024

Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Buscando alternativas ao uso de animais em laboratórios, dois servidores do INCQS/Fiocruz participaram do ‘Workshop em Métodos Alternativos: Ética e Pesquisa’, promovido pelo Instituto Vital Brazil (IVB), de 25 a 27 de junho, no auditório da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A chefe do Setor de Irritação, Pirogênio e LAL do INCQS, Renata Norbert Costa Nundes, e o chefe do Laboratório de Toxicologia, Ronald Santos Silva, fizeram apresentações sobre o tema. 

Eles também debateram perspectivas e desafios para a implantação de novas metodologias

Renata Norbert Costa Nundes apresentou as metodologias in vitro para o ensaio da determinação da potência de antiveneno botrópico. Fotos: Arquivo Pessoal.

Metodologias in vitro para determinação da potência de antiveneno botrópico

Renata apresentou as metodologias in vitro para o ensaio da determinação da potência de antiveneno botrópico, a que é principal terapia para o acidente botrópico.

Na América Central e do Sul, a incidência destes acidentes é predominantemente por serpentes do gênero Bothrops, popularmente conhecidas como jararacas. O antiveneno botrópico é o único tratamento disponível para esses acidentes, portanto o controle da qualidade é fundamental para garantir a segurança e eficácia do tratamento.

Ronald Santos Silva aborda os modelos experimentais para o teste de ativação de monócitos (MAT)

Detecção de pirogênios in vitro em substituição ao teste tradicional

Ronald abordou os modelos experimentais para o teste de ativação de monócitos (MAT). Este teste busca a detecção de pirogênios in vitro (realizado fora de um organismo vivo), em substituição ao teste tradicional, feito em coelhos.

Seguindo a Resolução Normativa n° 45/2019 do Conselho Nacional de Experimentação Animal (CONCEA), a data limite para a implantação do MAT será outubro/2024.

 

Workshop em Métodos Alternativos

O ‘Workshop em Métodos Alternativos: Ética e Pesquisa’ é resultado do desdobramento do ‘I Simpósio de Bem-Estar Animal do IVB’.

Seu é objetivo é aprofundar as discussões sobre os métodos alternativos ao uso de animais de laboratório.
Também visa ampliar as discussões sobre ética e bem-estar animal, em conformidade com as diretrizes do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA).