pt Português en English es Español
 

Profissionais do Departamento de Imunologia do INCQS vão a Cuba para conhecer método realizado em células Vero, utilizado para o controle de potência do componente diftérico presente em vacinas


Duas profissionais do Departamento de Imunologia do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (DI/INCQS) - Andréa Larangeira e Karen Friedrich -  participaram de um treinamento técnico no Laboratório de Controle Biológico do Centro Estatal para el Control de la Calidad de los Medicamentos (Cecmed) de Cuba, no mês de junho. A visita é referente à Cooperação de Fortalecimento Institucional dos Laboratórios Nacionais de Vigilância Sanitária do Brasil e de Cuba.

Em Cuba, Andréa e Karen conheceram o método alternativo ao uso de animais realizado em células Vero, utilizado para o controle de potência do componente diftérico presente em vacinas. Elas também discutiram a implementação em Cuba da metodologia alternativa para o controle de tétano que foi apresentada aos profissionais cubanos que estiveram no INCQS no mês de maio.

“Vai ser interessante aplicarmos o teste com células Vero, pois nos permitirá comparar qual metodologia tem melhor correlação com o ensaio in vivo e, assim, escolhermos o mais adequado para ser usado na nossa rotina laboratorial”, explicaram as pesquisadoras, que completaram, “o mais importante do intercâmbio é estabelecer colaborações para a realização de estudos interlaboratoriais com outros países da América Latina, pois existem poucos laboratórios no Brasil para parcerias nesta área”.

Profissionais do Equador também estiveram no Brasil para participar de intercâmbio metodológico na área de controle de potência de difteria, tétano e pertussis.