pt Português en English es Español
 

Biblioteca do instituto passa a ser fornecedora de material no Catálogo Coletivo Nacional

A biblioteca do INCQS se tornou biblioteca de base do Catálogo Coletivo Nacional (CCN), um dos programas do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Com isso o seu acervo de periódicos está disponível para outras instituições de pesquisa desde o dia 10 de agosto.

Até esta data o INCQS podia solicitar material de outras bibliotecas científicas por meio deste catálogo unificado, mas não disponibilizava o seu próprio acervo. Há periódicos, como Pharmeuropa Bio, que apenas o INCQS possui, dentre as instituições credenciadas na rede.

“É importante porque nos dá visibilidade, nos permite cooperar com outras instituições de pesquisa e nos possibilita saber quais de nossos materiais são mais usados pelo grande público. Além disso, evidencia que temos um bom acervo, que interessa a pesquisadores de dentro e de fora da instituição”, explica Alexandre de Sousa, coordenador da biblioteca.

O CCN está disponível no site do Ibict (http://www.ibict.br), dentro do menu ‘Produtos e Serviços’, na lateral esquerda da página. Nele o pesquisador pode localizar o material desejado dentre inúmeras bibliotecas científicas do país.

A consulta pode ser feita por qualquer pessoa, entretanto, a solicitação de cópia do material deve acontecer junto à biblioteca do INCQS, conforme informa Alexandre.

“É bom o próprio pesquisador consultar o Catálogo Nacional, pois assim ele pode encontrar outros títulos que o ajudem em outros estudos, mas que não eram o alvo da busca”, completa Janaína Leal, funcionária da biblioteca.