pt Português en English es Español
 

O Brasil e as Américas erradicaram a poliomielite, pioneiramente, no mundo, há 14 anos. Entretanto, o risco da importação da doença, de países onde ela ainda existe, obriga-nos a manter uma vigilância permanente e altos níveis de vacinação.

Uma das últimas fontes possíveis do Poliovírus Selvagem é sua existência em laboratórios. A identificação dos laboratórios que ainda mantêm estoque do Poliovírus selvagem ou materiais infectados por ele, e sua destinação ou contenção em condições de completa segurança, é uma condição indispensável para a erradicação definitiva da poliomielite. A Organização Mundial de Saúde (OMS) promove a execução de um Plano Mundial com esse propósito.

Em atenção à resolução do Comitê Executivo da Organização Pan-Americana da Saúde, adotada na sua 126ª sessão, realizada em 27 de junho de 2000, o Brasil comprometeu-se a garantir a necessária contenção de amostras contaminadas ou potencialmente contaminadas com o poliovírus armazenadas nos laboratórios brasileiros.

Tendo em vista o exposto, a Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro convida todos os laboratórios de análises clínicas e demais instituições que possuam laboratórios a participarem do Inquérito Nacional de Contenção do Poliovírus em Laboratórios Brasileiros, preenchendo o questionário eletrônico que está disponível no site do Ministério da Saúde no link www.saude.gov.br/inquerito