pt Português en English es Español
 

Publicado em 29/07/2019
Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

 Fotos: Eleonora Vasconcellos

A presidenta da Fiocruz, Dra. Nísia Trindade, esteve no INCQS em 26 de julho, no programa Sexta de Conversa, para responder perguntas enviadas pelos trabalhadores e trabalhadoras da Fundação. Os profissionais do Instituto participaram levantando importantes questões sobre vigilância sanitária e saúde pública.

Além de Nísia, participou como convidado o coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fundação, Rivaldo Venâncio da Cunha.

Eles discorreram sobre temas como desenvolvimento sustentável, desafios da vigilância sanitária, ampliação da infraestrutura dos laboratórios de referência, formação de recursos humanos, educação à distância, insalubridade, integração com as unidades com campus fora do Rio de Janeiro, assédio moral no trabalho, Consulta Pública (CP) 632/2019, orçamento para as unidades, papel da Anvisa e do INCQS no atual Governo, o Instituto frente à Agenda 2030 da Fiocruz e vigilância sanitária nas fronteiras, dentre outros.

O ciclo Sexta de Conversa integra a Política de Comunicação da Fiocruz, com os preceitos de transparência e ampliação do diálogo.

Para o diretor do INCQS, Antonio Eugenio Almeida, o Instituto sediar esta edição do evento é uma honra. Destacou, ainda, a importância deste canal de diálogo da Presidência com a comunidade da Fiocruz:

“É uma forma de aproximação entre a Gestão e a força de trabalho da Fundação, possibilitando sanar dúvidas, ouvir opiniões e conhecer de perto as principais demandas e preocupações”, declarou.

O evento foi promovido pela Presidência e pela distribuidora da Fundação, VideoSaúde, com a colaboração do INCQS.

As edições do Sexta de Conversa são mensais, sempre transmitidas ao vivo para receber as perguntas ao longo do programa e interagir com os trabalhadores. Também ficam disponíveis na íntegra no canal da Fiocruz no YouTube.