pt Português en English es Español
 

Publicado em 03/07/2019.
Por Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Imagem de Divulgação

O uso desmedido de agrotóxicos pode contaminar os alimentos e a água e representar risco à saúde. Para ensinar e treinar para o exame que identifica e mede estas substâncias, a equipe do Laboratório de Resíduos de Agrotóxicos, do Departamento de Química (DQ) do INCQS/Fiocruz, ministrou o curso de capacitação profissional Introdução à análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos de 24 a 28 de junho.

As aulas foram aplicadas por Lucia Helena P. Bastos, Maria Helena W. M. Cardoso, Angélica Castanheira de Oliveira, André Sartori e Sérgio da Silva. Teve como objetivos gerar conhecimentos teóricos e práticos sobre o tema e apresentar uma abordagem que permita aos laboratórios se estruturarem para realizar as análises de resíduos de agrotóxicos nas suas unidades.

O curso foi voltado a profissionais da Rede Nacional de Laboratório de Saúde Pública que atuam na área de resíduos, além de bolsistas e alunos de pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS) do INCQS.

Compuseram o conteúdo programático as Boas Práticas de Laboratório (BPLs), legislação sanitária para segurança alimentar, análise de resíduos de agrotóxicos de diferentes classes químicas, metodologia de análise de multirresíduos, validação de metodologias, avaliação estatísticas dos dados analíticos, técnica de cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas.

“O curso é importante, porque qualifica os profissionais da área para realizarem a análise dos resíduos de agrotóxicos, pois o número de produtos formulados tem crescido sendo importante termos dados sobre a contaminação desses resíduos nos alimentos pode ocasionar inúmeros danos à saúde, inclusive o óbito”, explicou Lucia Helena.