pt Português en English es Español
 

Publicado em 20/02/2018.
Por Penélope Toledo (INCQS/ Fiocruz)

Imagem de Divulgação

 

Dois representantes da Central Nacional de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Cenadi), o coordenador Samuel Sayad Filho e o farmacêutico Marcelo Calado, participaram de reunião no INCQS em 24 de janeiro. O objetivo foi alinhar o envio de documentos e amostras de imunobiológicos via Centro de Distribuição Logística de Insumos Críticos, bem como discutir os projetos a ações comuns após a transferência da Central para Guarulhos-SP, em dezembro de 2018.

Do INCQS, participaram da reunião o diretor Antonio Eugenio de Almeida; a vice-diretora de Vigilância Sanitária, Célia Romão; o coordenador dos Núcleo Técnicos (NTs), Eduardo Netto, a coordenadora do Núcleo Técnico de Produtos Biológicos (NT PB), Maria Aparecida Boller; a chefe do Departamento de Imunologia (DI), Lúcia Werneck; e a chefe da Central de Amostras, Ângela Spera.

Temas como período de transição, recebimento de amostras, documentação e cadastramento, dentre outros, estiveram em pauta.

A coordenadora do Núcleo Técnico de Produtos Biológicos (NT PB), Maria Aparecida Boller, explicou que com a transferência da Cenadi para Guarulhos, na Central de Armazenagem de Insumos Estratégicos em Saúde (CAIES), é preciso ajustar a compatibilidade entre os sistemas de cadastramento, gestão e distribuição para estados municípios.

“O Setor de Garantia da Qualidade da CAIES já está trabalhando no sentido de harmonizar os sistemas e certificar todas as informações necessárias ao bom funcionamento e cadastro das amostras”, esclareceu.

A Central é quem encaminha os soros, vacinas e hemoderivados que passarão por controle da qualidade do Instituto antes de serem distribuídos pelo Ministério da Saúde (MS) para o uso da população. O INCQS tem parceria com a Cenadi há mais de 20 anos.