pt Português en English es Español
 

Maquina

O INCQS conquistou mais um importante passo no processo de consolidação como Provedor de Ensaios de Proficiência (PEP) referência no país. O fato que evidencia esse processo é a acreditação seguindo requisitos da norma ABNT NBR ISO 17043 obtida junto a Cgcre do Inmetro.

Após a acreditação do Laboratório de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, ocorrida em 2011, o Laboratório de Resíduos de Micotoxinas em Alimentos segue o mesmo caminho obtendo sua acreditação em fevereirode 2014.

A ABNT NBR ISO 17043 é a norma que especifica requisitos gerais para competência de provedores de ensaio de proficiência e para o desenvolvimento de operação desses programas.

De acordo com Marcus de la Cruz, coordenador técnico do PEP/INCQS, "a acreditação segundo os requisitos da norma ISO 17043 é uma resposta aos esforços de toda a equipe envolvida no processo e põe o INCQS em papel de destaque como único provedor nacional de ensaio de proficiência acreditado para resíduos de agrotóxicos e micotoxinas em alimentos". Maria Heloísa, chefe do Setor de Resíduos de Micotoxinas, complementou "ficamos muitos felizes em ver nossos esforços coroados desta maneira. É uma motivação muito grande para continuarmos melhorando sempre".

Devido a carência de provedores nacionais em ensaios de proficiência e dificuldades enfrentadas pelos laboratórios do país para participação em programas internacionais, o INCQS oferece, desde 2002, ensaios de proficiência nas áreas de agrotóxicos, micotoxinas, microbiologia e drogas veterinárias, todos esses na área de alimentos, medicamentos e domissanitários.

O programa é aberto a todos os laboratórios interessados.

Assim, o instituto tem firmado sua posição estratégica e desempenhado importante papel no suporte aos laboratórios na garantia da qualidade das medições realizadas no país.